Nesta quinta-feira (02) será apresentado na câmara dos vereadores do município de Iguatemi, às 14h30, o diagnóstico feito da região pelo Programa Agropólos, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS.
De acordo com o consultor técnico do SENAR/MS e gestor do programa, Clóvis Tolentino Júnior serão apresentados os resultados das quatro primeiras etapas do programa que consistem em estudos das potencialidades de mercado e modelos de produção para diversificação da produção rural local.
O diagnóstico revelou nove atividades agropecuárias em potencialidade de mercado e de retorno econômico para o município. “O próximo passo é definir as principais atividades que serão desenvolvidas para tornar Iguatemi um Agropólo”, afirma o gestor.
O agente de mobilização e suporte do SENAR/MS, Horácio Loureiro Tinoco ressalta a importância das parcerias para que um município se torne um Agropólo. “O envolvimento local e a parceria da prefeitura e de outras entidades locais é fundamental para os próximos passos do programa”, afirma.
O seminário contará com a presença do prefeito de Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde, do presidente do sindicato rural, Márcio Margatto, produtores rurais, técnicos e lideranças de assentamentos da região.
Agropólos Sul Fronteira
O programa “Agropólos Sul Fronteira” vai levantar informações para elaboração do diagnóstico da região do Cone Sul do Estado e, a partir destes dados, será desenvolvido o Plano Integrado de Diversificação da Produção Rural nas cidades atingidas pela febre aftosa. (Com informações da Famasul)