Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 11 de Junho de 2021, 13:05 - A | A

Sexta-feira, 11 de Junho de 2021, 13h:05 - A | A

Aquicultura

Agrotins 2021 aborda Tecnologias sustentáveis para criação de peixes

Trabalho desenvolvido pela Embrapa será tema de feira digital

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Embrapa

Agrotins 2021 aborda Tecnologias sustentáveis para criação de peixes

Sistema produtivo aquícola

Entre os dias 15 a 18 de junho, às tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente) para a criação de peixes, estarão disponíveis no site da Agrotins 2021. A plataforma irá sediar  a 21ª edição da feira agrotecnológica de Tocantins, que neste ano será inteiramente digital.

 

O evento será inaugurado no dia 15 de junho, a partir das 9h10, e contará com a presença do presidente da Embrapa, Celso Moretti, que irá integrar o painel "Resultados Alcançados e Perspectivas para o Plano ABC+ 2020-2030", às 11h15. A palestra contará ainda, com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café,  secretário de Política Agrícola, César Halum e do presidente do Ruraltins, Fabiano Piñero Miranda.

 

Por meio da tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology – BFT), a Embrapa desenvolve a sustentabilidade na aquicultura. Conforme a empresa, o processo agropecuário disponibiliza informações sobre redução do teor protéico das rações para alimentação inicial de tilápia-do-nilo em sistema BFT, o sistema viabiliza a redução no custo com a alimentação e manutenção da qualidade de água pelos produtores.

 

De acordo com a Embrapa são utilizados aditivos originados da levedura Saccharomyces cerevisiae e seus coprodutos, como a levedura autolisada e a parede celular da levedura, para suplementar rações que serão destinadas a diversas espécies de peixes, visando o melhoramento no desempenho e saúde dos animais. Segundo a assessoria, os aditivos dão maior segurança para os peixes, beneficiando o meio ambiente e o consumidor final. 

 

O sistema informatizado Aquisys v.1.3, foi criado para apoiar a difusão de boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura, visando a produção de tilápia em viveiro escavado. Conforme a assessoria, o sistema proporciona orientações úteis ao sistema de produção e incentiva a educação ambiental, além de favorecer o uso adequado de insumos, reduzindo impactos negativos na qualidade da água e demais recursos naturais.

 

Outro sistema que viabiliza a produção é o aplicativo AgroTag Aqua, a plataforma incorpora o protocolo para qualificação de sistemas produtivos em propriedades aquícolas e oferece funções de georreferenciamento e delimitação em mapas da área de interesse e de alta resolução, registro fotográfico e conexão WebGis. O aplicativo possui diversas funcionalidades, como o registro de informações básicas sobre sistemas produtivos, georreferenciamento de área de interesse, mapas de alta resolução, delimitação em mapa da área de interesse (no campo), registro fotográfico e conexão a WebGIS com foco no compartilhamento das informações levantadas junto aos membros e parceiros do projeto. De acordo com a assessoria, as informações coletadas pelo sistema podem ser acessadas pelos usuários cadastrados por meio da Plataforma WebGis.

 

A plataforma Agrotins já está em funcionamento, e disponibilizará por meio dos ícones “Espaço dos Pavilhões”, “Campo do Conhecimento”, “Programação ao Vivo” e “Expositores”, diversas palestras, minicursos e workshops, além de uma biblioteca digital, que reúne vídeos e cartilhas. Conforme a assessoria, o material estará disponível até 30 dias após o encerramento da feira.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS