Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025


Rural Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 11:27 - A | A

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 11h:27 - A | A

Programa Agroflorestar MS

Mato Grosso do Sul destaca crédito de carbono para agricultura familiar em evento internacional

O programa busca integrar sustentabilidade e geração de renda para os agricultores familiares do estado

Viviane Freitas
Capital News

Mato Grosso do Sul está avançando na inserção da produção rural familiar em um modelo mais sustentável, com foco na preservação ambiental e geração de créditos de carbono, através do Programa Agroflorestar MS – Carbono Neutro. O programa é voltado para a agricultura familiar e visa promover a adoção de práticas agroecológicas e a diversificação da produção no estado.

Durante o Café da Manhã com Debate, realizado em Brasília em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o secretário-executivo de Agricultura Familiar, Humberto de Mello, apresentou os detalhes do programa. O evento discutiu as oportunidades para a agricultura familiar no mercado climático, com foco na inserção dessa agricultura no Mercado de Carbono.

O Agroflorestar MS prevê a implementação de sistemas agroflorestais que integram a produção de árvores frutíferas e madeireiras com a agricultura tradicional. A iniciativa atenderá 57 mil famílias de agricultores familiares, além de povos originários e comunidades tradicionais. O objetivo é inserir esses produtores no mercado de créditos de carbono, gerando renda através da preservação e recuperação ambiental.

Desenvolvido pela Associação dos Produtores Orgânicos de MS (Apoms), em parceria com a UFGD e apoio da Semadesc, o programa envolve os biomas Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Além disso, o projeto conta com parcerias estratégicas, como o Rabobank e o Programa ACORN, que ajudam na certificação e comercialização dos créditos de carbono no mercado nacional e internacional, promovendo a sustentabilidade social, ambiental e econômica para os agricultores do estado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS