O governador André Puccinelli (PMDB) inaugura o CTC (Centro Tecnológico do Couro) do Brasil Central nesta quarta-feira, 19. A solenidade está marcada para começar às 9h, no complexo laboratorial da Embrapa Gado de Corte, na saída para Aquidauana.
O estabelecimento, segundo assessoria da Governadoria, é para possibilitar a conclusão da primeira etapa de transformação da pele em couro: o “wet blue”.
A cerimônia deve ter as presenças da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Produção e Turismo Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, dopresidente da Fiems (Federação das Indústrias) Sérgio Longen e do conselheiro gestor do CTC Ivo Scarcelli.
Conforme assessoria, as obras foram lançadas no dia 5 de maio do ano passado e incluem os laboratórios Físico-Químico, Físico-Mecânico e Biotecnológico, um investimento total de R$ 1,2 milhão que conta com a participação do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).
O processo de implantação do CTC teve início em 2004 e prevê, a médio/longo prazo, a instalação de toda a parte laboratorial para que se possa concluir a ‘avaliação’ do “couro acabado”, última fase de processamento da pele (wet blue, semi-acabado e acabado).
Laboratórios
A intenção é possibilitar apoio à pesquisa, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias.
Os processos a serem efetuados são: Biotecnológico – processo de avaliação estrutural da pele “in natura” a ser industrializada (estuda a reação da pele ao longo do processo químico); Físico-Químico – avalia os produtos químicos a serem utilizados na transformação da pele em couro (pele já processada e estabilizada quimicamente) e Físico-Mecânico – avalia a resistência do produto final, ou seja, a resistência do couro wet blue (teste final).
Anexo aos laboratórios está instalado uma unidade fabril, também integrante do CTC, estrutura destinada a qualificação de mão-de-obra. Em pleno funcionamento desde o início do ano passado, cinco turmas já foram formadas até o primeiro semestre deste ano, um total de 90 pessoas qualificadas para atender às indústrias do setor no Estado.
CTC
O CTC é formado por um Conselho Gestor onde, num esforço inédito, uniram-se Governo do Estado, instituições de ensino e de pesquisa, empresários de couro, de frigoríficos, entidades de classe e representações do Governo Federal.
Compõem o CTC:
SFA/Mapa - Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul
Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Gado de Corte
Sebrae/MS - Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas
Famasul/MS - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul
Senai/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Mato Grosso do Sul
Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul
Iagro/MS - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal
Sindical/MS - Sindicato das Indústrias de Calçados
Sindicouro/MS - Sindicatos das Indústrias de Curtume, Couro e Derivados
Seprotur/MS - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul
Fiems/MS - Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul
Sicadems - Sindicato das Indústrias de Frio, Carnes e Derivados de MS
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Uniderp - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.
Serviço
O CTC está localizado na avenida Rádio Maia, 1.453, na vila Popular, na área da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Mais informações pelo telefone (67) 3363-0481.(Com informações da assessoria de imprensa)
Por: Marcelo Eduardo - Capital News