A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e a Federación de Ganaderos de Santa Cruz (Fegasacruz) se reuniram nesta segunda-feira (09). As demandas do setor produtivo em comum entre Brasil e Bolívia foram discutidas durante o encontro.
O presidente da Famasul, Mauricio Saito, explicou que os representantes do país vizinho vieram buscar parcerias em prol do desenvolvimento do setor pecuário, devido a proximidade de MS com a comunidade científica. A Bolívia também possui o mesmo status sanitário: livre de aftosa com vacinação.
Para o presidente da Fegasacruz, Oscar Ciro Pereyra Salvatierra, a parceria é importante para o desenvolvimento boliviano. Somos parceiros, vizinhos e irmãos, com uma ampla fronteira de divisa, por isso, podemos trabalhar juntos. Consideramos que o Brasil está muito avançado tecnologicamente e geneticamente, enquanto que nós, bolivianos, ainda estamos começando pequenos, porém começamos firmes”, afirmou.
Participaram também do encontro, realizado na sede da Casa Rural, o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes, o gerente geral da Fegasacruz, Javier Landivar Mercado, e o produtor rural Carlos Guaritá.