Os ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e da Argentina, Julián Dominguez, reforçaram a parceria estratégica entre os dois países para o incremento da produção agropecuária e a ampliação da participação no comércio internacional. O encontro foi na sede do Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca (Magyp, sigla em espanhol), em Buenos Aires, nessa quarta-feira (20), em virtude da 3ª Reunião do Diálogo Bilateral
Rossi esteve acompanhado de secretários e técnicos do ministério, que participaram de grupos de trabalho nas áreas de gestão estratégica, políticas de apoio à agricultura familiar, questões sanitárias e fitossanitárias, negociações comerciais e cooperação técnica. “A aliança Brasil-Argentina constituirá a maior economia agrícola do mundo, viemos com toda a nossa equipe, das mais diversas áreas, porque demos prioridade a este encontro”, enfatizou Rossi.
Para Dominguez, a integração proporcionará a conquista de novos mercados com maior valor agregado. “A chave será levar ao mundo pacotes tecnológicos de produtos biológicos para satisfazer a demanda de países que precisam de alimentos”, afirmou. O ministro argentino citou, ainda, a importância de se alcançar os mercados da África, países do Leste Europeu, Japão, Coreia, China e Índia.
O grupo tratou também da gestão estratégica e acordou traçar projeções de oferta e demanda para um conjunto de bens agropecuários, como carnes, grãos, bioenergia e lácteos.