Domingo, 27 de Abril de 2008, 07h:45 -
A
|
A
Brasil é o maior exportador mundial de fumo
Da Redação
O Brasil é o maior exportador de fumo, enviando para o exterior 85% da produção. Manter esse desempenho foi tema da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Fumo, realizada na sexta-feira (25), em Brasília. Em 2007, foram obtidos US$ 2,2 bilhões em exportações e o faturamento do setor chegou a R$ 15 bilhões. Nesse ano, dois milhões de empregos foram criados, beneficiando 220 mil famílias.
De acordo com o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, o País deve produzir na safra 2007/2008, 700 mil toneladas de fumo. Os maiores produtores, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, serão responsáveis por 670 mil toneladas.
Durante a reunião, o coordenador-geral do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Luiz Carlos Bhering Nasser, mostrou a importância do Sistema de Produção Integrada para a Cadeia Produtiva do Fumo para obtenção da certificação oficial do governo para o produto. “Esse procedimento ajuda o produtor a reduzir os custos de produção, respeitar o meio ambiente, as normas e a lei vigentes”, afirmou. (Fonte:Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)