Terça-feira, 18 de Março de 2008, 07h:08 -
A
|
A
Brasil tenta abrir mercado chinês para carnes
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
Uma delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está na China para negociar a abertura do mercado chinês para a exportação de gelatina, carnes de frango e suína in natura. As negociações serão conduzidas pelo secretário de Relações Internacionais, Célio Porto, e pelo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Nelmon Costa.
Para isso, o grupo se reunirá com representantes da Administração Geral de Supervisão de Qualidade Inspeção e Quarentena (AQSIQ), em Pequim. Para Porto, a expectativa é grande. "Os chineses são os maiores consumidores mundiais de carne suína e a abertura das importações para a carne brasileira representa um grande impulso para a atividade no Brasil", enfatizou.
Com o objetivo de organizar futuras missões comerciais, o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Eduardo Sampaio Marques, visitará as cidades de Guangdong, Guangzhou, Shenzhen e Shangai, onde fará contatos com câmaras de comércio, associações de importadores, traders, distribuidores, atacadistas, varejistas e empresas interessadas em importar produtos do agronegócio brasileiro. Hong Kong também entrará no roteiro da viagem.
Segundo informações do Mapa, em 2007 as exportações do agronegócio brasileiro para a China totalizaram US$ 4,67 bilhões, 23,5% a mais que o ano anterior. ( com informações do Rural Centro )