O novo coordenador da Câmara Setorial de Bovino e Bubalinocultura do Estado, engenheiro agrônomo José Lemos Monteiro assumiu o cargo nesta terça-feira (16). A posse ocorreu durante reunião do grupo que discutiu a linha de crédito para o setor frigorífico e a elaboração de uma lei estadual para certificação de produtos de origem animal e vegetal.
Para a secretária da Seprotur Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a transferência do cargo não prejudicará o andamento dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara. “A transferência de coordenação vem, em caráter de renovação, agregar mais experiência no desenvolvimento operacional da mesma que, por ser um ‘instrumento’ consultivo, é de onde nascem importantes projetos estruturantes para o setor”.
Para José Monteiro, a Câmara continuará seus trabalhos e de imediato serão feitas reuniões para o conhecimento dos trabalhos já em andamento pelo grupo.
A câmara
Criada em 2003, a Câmara tem apresentado resultados positivos, tanto ao fomento do aprimoramento técnico quanto quantitativo do setor. Dentre as principais pautas em andamento está o debate sobre o sistema de Boas Práticas Agropecuárias; o Projeto de Lei de Defesa Sanitária Animal do Estado; e a criação do Grupo Consultivo de Identificação Animal para o Mato Grosso do Sul.
A câmara é composta pela OCB/MS, Acrissul, Agraer, Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), Associação Sul Matogrossense de Produtores de Novilho Precoce, Banco do Brasil, CRMV/MS, Embrapa CPAO, Embrapa Gado de Corte, Famasul, Iagro, Sebrae, Sefaz, Semac/Sucitec, Senar, Sicadems, Sindivet, Somvet, SFA, Sest/ Senat, UEMS, UCDB, UFMS, UNIDERP.
Por: NAdia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)