Em um galpão com quatro vacas leiteiras da raça Jersey, o Senar/MS - Serviço de Aprendizagem Rural apresentará um sistema intensivo de produção leiteira durante o Showtec 2015, feira tecnológica que será realizada entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Maracaju. O sistema, conhecido como Free Stall, reúne no mesmo espaço todas as etapas de manejo, da alimentação à máquina de ordenha, com técnicas adequadas de higiene.
Apresentada no evento de acordo com informações da Famasul, pelo segundo ano consecutivo, a técnica tem como novidade a apresentação de um chip que será colocaldo nas vacas com um colar para controle sanitário e produtivo. Segundo o consultor técnico da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Rodney Guadagnin, o chip eletrônico servirá para analisar o volume de produção das vacas por ordenha. "Também será possível verificar por intermédio do chip o cio das fêmeas, a quantidade de movimento do rúmen, primeira câmara do estômago dos ruminantes e com isso dimensionar a qualidade da saúde do animal", ressalta o especialista.
Guadagnin desmistificará a ideia de que apenas os grandes produtores e com alto investimento podem aderir ao Free Stall. "Com algumas adequações, o pequeno produtor também poderá montar este sistema em sua propriedade e assim aumentar a quantidade de leite produzida". O objetivo da apresentação do modelo de Free Stall na feira agropecuária é demonstrar como o sistema pode aumentar o volume e a qualidade da produção. Durante a apresentação, os técnicos do Senar/MS e profissionais das empresas parceiras apresentarão todas as etapas do sistema e o produtor rural que participar da apresentação e tiver interesse de adequar sua propriedade receberá instruções técnicas.
Sobre o Showtec
Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
O evento, que irá acontecer de 21 a 23 de janeiro de 2015, em Maracaju (MS), é realizado pela Fundação MS e tem como principais apoiadores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com a participação de outras entidades e instituições de pesquisa.