O programa conta também com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar) e da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar).
O início das atividades acontecerá na Capital com a participação do assessor técnico de Meio Ambiente da CNA, advogado e engenheiro agrônomo Rodrigo Justus Brito. Em seguida, o tema será debatido no interior com a presença do técnico da CNA, engenheiro agrônomo João Carlos de Petribu de Carli.
Segundo Justus- atuando no setor há 20 anos-, com a implantação do Código Florestal no Brasil, os pecuaristas vêm enfrentando obstáculos na produção rural. Amanhã começa as apresentação de 60 minutos, conforme o assessor da CNA, os produtores sul-mato-grossenses deverão tomar conhecimento sobre projetos parlamentares em andamento que atendem as reinvindicações da categoria. "O problema mais grave enfrentado pelo produtor é a questão da reserva legal e da Área de Preservação Permanente (APP). Nós defendemos alterações para garantir aos produtores condições de manter a atividade com a preservação do Meio Ambiente", antecipou.
De acordo com o assessor da CNA, a comissão vem ministrando palestras sobre este assunto em todos os estados brasileiros. "Estamos apresentando a posição da CNA e ouvindo os produtores de todas as regiões", disse.
Representando da categoria em Campo Grande, o presidente do SRCG José Lemos Monteiro, considera relevante para a sociedade discutir sobre este tema que, segundo ele, consequentemente, atinge a economia do País. "O mundo cobra o fim do desmatamento. Porque não fazemos igual a Indonésia que pediu pela sua floresta 5 bilhões de dólares; nós poderíamos pedir algumas vezes mais para deixar a floresta amazônica em pé e o seu povo com conforto.
Ou ainda porque não condicionamos a garantia de exportação de carne, produzida no sul no País, com o não desmatamento da Amazônia ou seja ainda porque somente nós devemos ou aceitamos a imposição dos outros. A conservação do planeta é muito justa e deve ser obra da humanidade não apenas de nós brasileiros", ressaltou a redação do Capital News.
O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande alerta aos interessados em participar da palestra que as vagas são limitadas. "Nosso auditório tem capacidade para aproximadamente 150 pessoas".
Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone 3341-2151 e fazer suas inscrições antecipadas.
Confira a programação no interior do estado:
14.07 – Campo Grande – 19h - Sindicato Rural de Campo Grande
Av. Raul Pires Barbosa, 116 – Chácara Cachoeira
15.07 – Dourados – 19h - Parque de Exposições
Rua Valério Fabiano, 100 – Parque de exposições J. Humb Carvalho
16.07 – Naviraí – 19h - Associação Comercial
Av. Iguatemi, 125 - Centro
17.07 – Três Lagoas – 19h - Sindicato Rural de Três Lagoas
Av. Ramulfo Marques Leal, 1850 – Jardim Alvorada
20.07 – Corumbá – 19h - Sindicato rural de Corumbá
Av. General Rondon, 1033
21.07 – Bela Vista – 14h - Parque de Exposições Rio APA
Av. Edson Morais, S.N
22.07 – Coxim – 19h - Sindicato Rural de Coxim
Rodovia MS, 207 – KM 02 – Estrada para Silviolândia
Fonte: Sindicato Rural