Conforme informações da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), com a estimativa de colheita de 6 milhões de toneladas de soja, Mato Grosso do Sul já soma 1,5 milhão de hectares colhidos, o equivalente a 70% do total da área prevista, que é de 2,2 milhões de hectares.
Os números são do relatório do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), divulgados pela Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), nesta terça-feira (25).
As informações foram levantadas por técnicos da Aprosoja/MS em 26 municípios, que juntos representam cerca de 1,9 milhão de hectares da área destinada ao cultivo da oleaginosa. Na Região Centro Norte do Estado, como nas cidades de Camapuã e Costa Rica a colheita está mais adiantada, com 80% da área já colhida e Coxim, com 75%.
Ao Sul do Estado, Fátima do Sul foi o primeiro município a concluir a colheita, ritmo acompanhado por Itaporã (85%), Vicentina, Laguna Carapã e Juti, todas com 80% da área colhida. O avança no plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul atinge 805 mil hectares, equivalente a 51,3% do total estimado de 1,5 milhão de hectares.