O Congresso Nacional aprovou ontem por unanimidade um Projeto de Lei favorável aos Estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, que garante a inclusão da construção do ramal ferroviário ligando as cidades de Cascavel e Maracaju, passando por Guairá (PR) e Dourados (MS).
O Projeto de Lei autoriza créditos adicionais no orçamento da União para a obra da Ferroeste que terá aproximadamente 500 km de extensão.
No começo de novembro os governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul assinaram em Foz do Iguaçu, uma carta de intenções para que seja criada uma instituição pública voltada à gestão da Ferroeste - empresa de capital misto controlada pelo governo do Paraná.
Com a instalação da ferrovia na região de Dourados, o escoamento da soja é alavancado. Segundo dados de 2007 do IBGE, Dourados sozinha produziu 434 mil toneladas de soja perdendo no Estado somente para Maracaju, que produziu 561,6 mil toneladas do grão.
A terceira cidade que mais produz soja no Mato Grosso do Sul, é Ponta Porã, distante 110 km de Dourados, a cidade produz 355 mil toneladas do produto. (Dourados News)