Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020, 12:58 - A | A

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020, 12h:58 - A | A

Milho safrinha

Cultivo de milho pode ser prejudicado por estiagem no Mato Grosso do Sul

Primeira dezena de março é o prazo final recomendado para plantação

Norton Soares
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de milho, grãos, agronegócio, safrinha

Embrapa prevê estiagens no meio do ano em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do sul recebe recomendação para que os agricultores da região cultivam milho apenas até o dia 10 de março deste ano. A Aprosoja/MS avalia um risco para a produção tardia do cereal, que pode ser afetado por geadas previstas pela Embrapa, no Estado.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, os preços do milho estão atrativos, podendo chegar R$ 40 a saca ainda nesta segunda safra de 2020. O Mapa avaliou que a produção do cereal deve elevar em todo o país, menos em Mato Grosso do Sul, que deve passar por geadas no meio do ano. Para evitar o risco de perda da colheito do milho safrinha, a instituição recomendam o cultivo sul-mato-grossenses apenas até a primeira dezena de março.

 

Segundo a Aprosoja/MS, os produtores podem aproveitar a soja que está começando a ser colhida, para semear o milho ao longo de todo mês de fevereiro.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também se pronunciou, afirmando que apesar do atrativo nos preços do cereal aumentar a produção no país, os riscos são muito grande para os produtores sul-mato-grossenses. Luminosidade, temperatura ao longo do dia e vários outros fatores também podem afetar a produção.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS