A sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Capital, unidade Gado de Corte abriu na manhã desta quarta-feira (7), a 5ª Dinapec- Dinâmica Agropecuária. O evento que acontece até 9 de abril, visa trocar informações e apresentar as últimas inovações tecnológicas aos produtores, técnicos e estudantes do setor.
O evento conta com roteiros tecnológicos, mini-cursos e palestras sobre temas variados, com a presença de pesquisadores de outras sete unidades da Embrapa. Segundo o zootecnista e um dos organizadores do evento, Haroldo Pires de Queiroz, as palestras servem para motivar os produtores, já os mini-cursos, são treinamentos e capacitação dos produtores.
“É uma oportunidade para o pecuarista conhecer a tecnologia no campo e conversar com o pesquisador responsável, tirar as dúvidas”, explica.
Haroldo afirma que o benefício principal do evento é aproximar o produtor das pesquisas. “A Embrapa desenvolve uma tecnologia, mas até ela ser publicada e chegar ao produtor leva tempo. A intenção é aproximar”.
Haroldo Pires de Queiroz, as palestras servem para motivar os produtores
Foto: A.Ramos/Capital News
Para Armindo Kichel, um dos idealizadores da Dinapec, o evento é uma “vitrine tecnológica, onde o produtor pode ver em áreas maiores, como mini-fazendas, os resultados”.
Kichel, que também é pesquisador, diz que todos os produtores podem participar e tirar proveito do evento, já que “sempre vai ter uma tecnologia que vai melhorar a produtividade do campo”.
Ele defende que só não participa quem “não gosta de ganhar dinheiro”.
Armindo Kichel, um dos idealizadores da Dinapec, o evento é uma “vitrine tecnológica
Foto: A.Ramos/Capital News
O governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) participou da abertura e a importância da Embrapa para o país e para o Estado. Segundo ele, “quem detém tecnologia, conhecimento, detém o poder”, e por isso, as pesquisas fazem com que o Estado mostre ao mundo a força, como no caso da carne, que ele chamou de “melhor do mundo” e a fábrica de celulose em Três Lagoas, como a maior.
O chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Rafael Geraldo de Oliveira Alves, destacou a o trabalho da empresa e dos pesquisadores. “ Não basta fazer pesquisa e deixar na gaveta. É preciso fazer boas pesquisas e incorporar esse conhecimento no campo”.
Roteiro
Os cursos e roteiros tecnológicos serão realizados nos dias 8 e 9 de abril. Para participar, a inscrição deve ser feita pela internet (www.dinapec.cnpgc.embrapa.br), no valor de R$ 30 por curso. O depósito deve ser efetuado no Banco do Brasil, Agência 3381-2, conta 6.999-x.
Ao todo são onze temas: integração Lavoura-Pecuária, sistema Agrosilvipastoril, Agroenergia, pastagens, novas variedades de sorgo, soja e feijão, melhoramento genético animal, nutrição animal, ovinos e equinos.
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)