Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 25 de Março de 2009, 16:23 - A | A

Quarta-feira, 25 de Março de 2009, 16h:23 - A | A

Dinapec começou hoje na Embrapa Gado de Corte

Da Redação

A Dinapec 2009 teve início nesta quarta-feira (25), na sede da Embrapa Gado de Corte, localizada na BR 262, km 4 (saída para Aquidauana).

O evento que está na sua 4ª edição conta com a participação de três Unidades: Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Transferência de Tecnologia. Na solenidade de abertura que acontecerá no início da tarde teremos a presença da secretária de Estado de Mato Grosso do Sul Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias do diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, de chefes das Unidades participantes e de outras autoridades convidadas.

A Dinapec é um evento voltado para produtores, estudantes, técnicos e profissionais do setor agropecuário. A entrada é gratuita e as atividades começam hoje e terminam no dia 27 de março, sexta-feira. A partir de amanhã a Dinapec funcionará a partir das 8 horas e a entrada é gratuita. Os visitantes poderão participar de dinâmicas de campo, minicursos, atendimento ao público e roteiros tecnológicos.

A área da Dinapec é de 27 hectares composta por demonstrações de consórcio de gramíneas com novas leguminosas, variedades de capins, sorgo granífero, forrageiro e silageiro, milho, soja, mostra do sistema silvipastoril, lavoura-pecuária e outras tecnologias.

Roteiros Tecnológicos

São quatro grandes roteiros tecnológicos fixos que começam hoje e os temas são: Integração Lavoura-Pecuária, Produção Animal,Pastagens e Agroenergia. Para participar desta atividade os interessados devem fazer suas inscrições no local do evento. Não há cobrança de taxa e cada grupo terá entre dez e 20 pessoas.

Minicursos

Este ano o número dos minicursos aumentou e quatro novos temas serão apresentados. No total são seis capacitações à disposição: interpretação de análise de solo, cercas elétricas (montagem, uso e manutenção), como planejar o cruzamento de bovinos de corte, suplementação alimentar durante a seca, o uso de oleaginosas/biocombustível e controle de ecto e endoparasitas. Os temas foram escolhidos de acordo com a procura de informações por técnicos e produtores no decorrer do ano de 2008.

Nova forrageira

A 4ª Dinâmica Agropecuária apresentará uma nova leguminosa o guandu Mandarim. A planta foi desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), em parceria com a Unipasto, a Fapesp e o CNPq e tem como destaques a alta produtividade de forragem e o baixo teor de taninos.

Dinapec e Expogrande

A Dinapec está ainda inserida no Ciclo de Palestras da Expogrande 2009. As ações terão a participação dos pesquisadores da Empresa, em especial, nos dias 31 de março e 1º de abril, com os pesquisadores Fernando Reis e Rodrigo Amorim abordando os temas ovinocultura e manejo de pastagem, respectivamente.

A 4ª Dinapec tem o apoio da Finep, CNPq, Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), representada pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) e tem como parceiros a Dow AgroSciences, Unipasto, Banco do Brasil e Bunge. (Fonte: Embrapa Gado de Corte)
.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS