Divulgação-Famasul
Presidente do sistema Famasul, Mauricio Saito, fala sobre perfil sustentável do agro em MS
A importância de se investir em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento da atividade agropecuária, e o perfil sustentável do produtor sul-mato-grossense foram alguns dos temas debatidos durante abertura da Showtec 2019, nesta quarta-feira (16), em Maracaju. Neste primeiro dia, o evento reuniu mais de 400 pessoas, dentre produtores rurais, representantes políticos, pesquisadores e profissionais da área.
Segundo o presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Luciano Mendes, Mato Grosso do Sul tem potencial no ecoturismo graças ao homem pantaneiro. “Além disso, o setor é fundamental para o desenvolvimento econômico, considerando que MS é um dos seis estados brasileiros com projeção de aumento do PIB”, acrescentou.
O presidente da Fundação, Luciano Mendes, que também discursou na abertura do evento, destacou a importância da pesquisa científica para o agro. “A cada R$ 1,00 investido em ciência, o retorno é de R$ 20,00 para a sociedade”.
Já o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, falou sobre possíveis soluções para a estiagem prolongada, que já compromete 11% da produtividade de soja. “Algumas tecnologias, com o plantio direto, nos dão segurança para suportar e passar por esse atual momento”.
Divulgação-Governo Do Estado
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também participou da abertura do evento
Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o trabalho da comunidade científica eleva a produtividade rural. “Devemos muito ao setor agropecuário e temos, portanto, a obrigação de diminuir o entrave e as amarras que impedem a competitividade do setor”.
Autoridades
Participaram do evento, o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel e o secretário da Semagro, Jaime Verruck; o prefeito municipal, Maurilio Azambuja; o senador, Nelson Trad Filho; os deputados estaduais, Felipe Orro, Enelvo Felini, Gerson Claro, Zé Teixeira e Paulo Correa; o presidente da OCB/MS, Celso Ramos Régis; presidente da Câmara Municipal de Maracaju, Hélio Albarello; reitor da UEMS, Fábio Edir; presidente da Fiems, Sérgio Longen, presidente do Sicredi Brasil Central, Celso Figueira; superintendente regional do Banco do Brasil, Adriano Henrique da Silva Boing; presidente da Federação do Plantio Direto na Palha e Irrigação, Jônadan Hsuan Min Ma; superintendente do Sebrae Mato Grosso do Sul, Claudio Mendonça; entre outros.