Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Rural Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009, 15:39 - A | A

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009, 15h:39 - A | A

Empresa portuguesa vai investir na captação de carbono em MS

Lucia Morel - Capital News (Com informações da Agência Lusa)

Mato Grosso do Sul vai contar com o apóio da empresa portuguesa Ecoprogresso para captura de biogás em fazendas de criação de suínos. A empresa já firmou parceria com a brasileira Brascarbon e o projeto já está em andamento em MS, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso.
O custo inicial da implantação prevê 3 milhões de euros e contempla a execução de projetos de captura de biogás em cerca de 80 fazendas.
A parceria com a tem como objetivo a execução de projetos que consistem na redução de emissões de gás carbono, a partir da captura de biogás resultante do tratamento dos dejetos de suinoculturas nos estados e Mato Grosso do Sul.

A segunda fase prevê um investimento de 7 a 8 milhões de euros, sendo que, no total, se espera que os projetos reduzam anualmente cerca de 850 mil toneladas de gases com efeitos de estufa.

Criada em 2002, a Ecoprogresso foi escolhida pelos promotores do Luso Carbon Fund (Banco Espírito Santo, Banif Investment Banking e Fomentinvest) para consultora de investimentos do fundo, em resultado da sua experiência de negociação internacional em apoio ao governo português em relação ao protocolo de Kyoto, tanto nas Nações Unidas como na UE.

A Ecoprogresso iniciou o seu processo de internacionalização, tendo-se estabelecido no início de 2007 em São Paulo e em Pequim, na China, em maio de 2008.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS