Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Rural Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 15:56 - A | A

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 15h:56 - A | A

Credenciado pelo Mapa

Laboratório da Iagro pode realizar dois novos diagnósticos de doenças

Laddan pode analisar, a partir de agora, suspeitas de Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suídeos da Peste Suína Africana

Juliana Rezende
Capital News

Divulgação/Iagro

Laddan pode analisar, a partir de agora, suspeitas de Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suídeos da Peste Suína Africana

Mapa concedeu novos credenciamentos ao laboratório da Iagro

O Laboratório de Diagnósticos de Doenças Animais (Laddan), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de Mato Grosso do Sul, obteve, neste mês, autorização para realizar a análise de mais duas doenças : a Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suídeos (PRRS) e a Peste Suína Africana (PSA). O credenciamento foi aprovado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Laddan já possui permissão para os ensaios de anemia infecciosa equina (pelas técnicas de IDGA e Elisa), mormo, peste suína clássica e doença de Aujeszky, ambos pela técnica Elisa. O novo credenciamento reconhece a competência que o laboratório possui para realizar ensaios laboratoriais avaliados, seguindo os padrões exigidos nacionalmente, conforme as normas da ABNT, NBR e ISO/IEC.

Com o credenciamento do Laddan para os novos diagnósticos, segundo a Iagro, haverá uma diminuição no tempo de ação frente às suspeitas dos casos das doenças na região, uma vez que as amostras serão processadas no Estado, diminuindo o tempo de espera na granja até a chegada dos resultados finais.

A rápida detecção de uma eventual introdução destas enfermidades é essencial para o sucesso das ações de resposta a emergências, o controle e erradicação do foco, com objetivo de recuperação rápida da condição sanitária.

Além disso o Programa Nacional de Sanidade Suídea da Iagro conseguirá atender as demandas estabelecidas pelo Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos, tendo autonomia para realização dos exames das amostras colhidas no estado (monitoramentos), como também sendo uma opção para atendimento às demandas de outras regiões do Brasil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS