Debater e avaliar a safra da soja 2014/2015 em Mato Grosso do Sul e estabelecer as perspectivas da próxima safra são os objetivos centrais do encontro que acontecerá na quarta-feira, 15 de abril, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site da Unidade.
Hedio Fazan/arquivo
O evento deverá reunir consultores, técnicos da assistência técnica rural, produtores
De acordo com informações do site Dourados Agora, temas como cultivares, ocorrência de pragas e doenças, custo de produção, comercialização, clima e informações do Siga MS, serão abordados. Após as palestras, haverá debate que terá como mediador o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus. Representantes da AprosojaMS, Fundação MS, Sepaf, Aastec e de cooperativas serão principais os debatedores convidados. O evento terá início às 7h30, com termino previsto para às 12h.
O evento deverá reunir consultores, técnicos da assistência técnica rural, produtores, representantes de cooperativas e de órgãos do governo, além de outras pessoas interessadas no assunto.
Para o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, o evento é uma oportunidade de troca de impressões e experiências importantes, "pois a cada ano, a safra apresenta lições, e a reunião dessas informações possibilita que sejam estabelecidos cenários para as próximas safras".
Ele exemplifica a importância da troca de informações com os diversos elos da cadeia produtiva. "A Helicoverpa armigera é uma praga que preocupou a todos nas últimas safras. Por isso, foi o assunto principal de reuniões, treinamentos, trocas de experiências, pesquisas, caravanas, entre outros. Existem determinadas circunstâncias que são previsíveis e outras nem tanto. Por isso, acredito que encontros que favoreçam o diálogo e a integração de diferentes atores que atuam na cadeia produtiva, sempre possibilita crescimento e obtenção de resultados favoráveis para todos os envolvidos", acrescentou Auro.
Segundo o engenheiro agrônomo Antonio Luiz Neto Neto, esse evento é uma demanda que nasceu no Grupo Plantio na Palha (GPP). O GPP é principal fórum de discussão do sistema de produção da região, do qual a Embrapa Agropecuária Oeste faz parte. "Essa iniciativa que favorece o debate e troca de experiências deverá favorecer a tomada de decisões dos produtores para a próxima safra de soja", informou Antonio.
O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste, Grupo Plantio na Palha, Associação das Empresas de Assistência Técnica Rural de Mato Grosso do Sul (Aastec/MS) e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran). Esse encontro tem ainda o apoio da Famasul, Fundação MS e Granos Corretora;conta com a parceria da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf/MS) e das cooperativas Lar, Coamo, CVale, Camda, Copasul e Copacentro.
Programação do evento
7h30 - Recepção e inscrição
8h - Abertura
8h15 - Informações Siga MS - Lucas Galvan (Famasul)
9h - Condições climáticas da safra - Carlos Ricardo Fietz (Embrapa Agropecuária Oeste)
9h20 - Ocorrência de doenças - José Fernando Jurca Grigolli (Fundação MS)
9h40 - Ocorrência de pragas - Crébio José Ávila (Embrapa Agropecuária Oeste)
10h - Coffee break
10h20 - Viabilidade econômica da cultura da soja - Alceu Richetti (Embrapa Agropecuária Oeste)
10h40 - Comercialização e logística - João Pedro Cuthi Dias (Sophus Consultoria)
11h10 - Debate - Mediador: Guilherme Lafourcade Asmus (Embrapa Agropecuária Oeste). Convidados: Aprosoja/MS, Fundação MS, Sepaf/MS, Aastec/MS e cooperativas.
12h - Encerramento