O Sistema Famasul, por meio da Aprosoja/MS e do Senar/MS, realizou, nesta sexta-feira (05), o Encontro Técnico de Grãos e o 6º Circuito Aprosoja, no município de Bonito. Voltado a produtores rurais e empresários, o evento teve como objetivo repassar informações sobre a produção de grãos, integrada com a sustentabilidade e o turismo ecológico.
O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, produtor rural no município, evidenciou a transformação da agropecuária da região.
“A realização desse evento é prova dessa evolução. Temos aqui pessoas interessadas em conhecer ainda mais sobre práticas agrícolas sustentáveis, o que vem norteando nosso desenvolvimento, por meio da integração da agricultura e o turismo rural e ecológico. Temos muito potencial para diversificar a produção agropecuária, aliada à qualidade e sustentabilidade. Nesse processo, o conhecimento é fundamental. Esse é nosso compromisso, por meio da Famasul, Senar/MS e Aprosoja/MS”, disse.
“Entendemos que produzir com sustentabilidade é um grande atrativo para a maioria, e isso precisa ficar claro para os turistas do mundo. Entendemos que a agricultura pode ser um atrativo turístico, principalmente numa cidade como Bonito, com tantos encantos naturais, dando a oportunidade de contarmos um pouco da história do produtor de Bonito e todo o trabalho que ele faz a cada dia”, ressaltou o presidente da Aprosoja MS, André Dobashi.
“A parceria entre as instituições vem trazendo resultados excelentes para o agro e para o desenvolvimento de Bonito. O programa Agro Plus trouxe muitos avanços para a organização, gestão e a qualidade nas propriedades rurais,” destacou Jefferson Doretto, presidente do Sindicato Rural de Bonito.
No evento foram realizadas as palestras sobre a Assistência Técnica e Gerencial em Grãos, pela analista técnica do Senar MS, Gislene Pereira; e a técnica de campo, Carina Queiroz. Na sequencia, as palestras “Comportamento Ambiental de Defensivos”, com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rômulo Penna Scorza Junior; e “Sistemas Produtivos Sustentáveis e o Turismo”, com o secretário da Semagro, Jaime Verruck.
Participou da agenda o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fábio Caminha, de Maracaju, diretor-secretário da Famasul, 2º secretário da Aprosoja MS.