Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025


Rural Quinta-feira, 23 de Setembro de 2010, 18:42 - A | A

Quinta-feira, 23 de Setembro de 2010, 18h:42 - A | A

Estado quer captar congresso nacional do leite

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) participa essa semana do IV Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite, que acontece em Florianópois (SC). Mais do que representar o setor leiteiro do Estado no evento, que começa hoje (22) e prossegue até o 24 de setembro, a participação do Senar e demais instituições do Estado visa captar a 5ª edição do encontro para Campo Grande, em 2012.

O congresso é o maior evento nacional para discussão da qualidade do leite e sua realização no Estado tem o propósito principal de desenvolver o setor, mudando o perfil do produtor, que atualmente é sustentado pela agricultura familiar. “MS chegou a representar 3% da produção nacional de leite na década de 1990. A realização do evento em Campo Grande visa alavancar a produção e, consequentemente, toda a cadeia produtiva que ele pode gerar”, enfatiza o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

Para o evento de Florianópolis, o Senar estará com um estande com imagens da produção de leite e vai oferecer degustação de caldo de piranha e produtos lácteos fabricados no Estado, tais como doce de leite e queijos, além de artesanato local. Como argumentos para captar o evento para a Capital, o Senar preparou material destinado aos membros do Conselho Brasileiro da Qualidade do Leite, do qual faz parte, enfatizando a infra-estrutura de Campo Grande para a realização de eventos tais como espaços para convenções, rede hoteleira e de restaurantes, ligação rodoviária com grandes capitais, aeroporto internacional com malha aérea regular, consulados, divisa com cinco estados e dois países e proximidade com o Sudeste do País.

A expectativa é que a produção leiteira de MS este ano chegue a 406,2 milhões de litros de leite, o que significa um crescimento de 20% em relação a 2000, quando a produção chegou a 346,2 milhões de litros. O Estado abriga 2,4% do rebanho de vacas ordenhadas do País, segundo dados do IBGE de 2008, e vende sua produção para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Para estimular o crescimento do setor foi formalizada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, entidade que reúne os elos que vão do produtor até a indústria.

A candidatura do Senar/MS para o evento em Campo Grande tem apoio integral do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), da Câmara Setorial do Leite, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Campo Grande Convention & Visitors Bureau. (Fonte: Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS