Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Rural Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 09:22 - A | A

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 09h:22 - A | A

Estiagem do Sul do Estado prejudica produtores

Talita Matsushita - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O período de chuvas em Mato Grosso do Sul tem castigado a região de Dourados. A estiagem no Sul do Estado tem comprometido as lavouras de soja. No mês de dezembro choveu 60% abaixo do esperado.

"Os produtores tem a necessidade de seguir o zonamento da Embrapa para o plantio, o esperado em dezembro era chover de 180 a 190mm, mas choveu 140mm, o que dificulta para eles", explica o metereologista Natálio Abraão.

Já na região Norte as chuvas superaram as expectivas, em Amabai por exemplo choveu 40% acima do esperado. Segundo Natálio essas diferenças ocorrem devido a pressão. "Em Dourados a pressão está alta, e não tem umidade, não tendo umidade não chove, já na região Norte as pressão está baixa o que facilita no processo de formação de nuvens"

Em MS, a área plantada com soja é estimada em 1,766 milhão de hectares. A produção esperada é de 4,89 milhões de toneladas, com produtividade média de 2.800 quilos por hectare. Caso a quebra de 20% se confirme no geral, o Estado deixaria de produzir 978 mil toneladas, gerando um prejuízo de R$ 717,200 milhões.Além da soja e milho, a região tem também uma boa área plantada com cana-de-açúcar. Só em Dourados são em torno de 15 mil hectares. A previsão é de que até o final do mês a situação se normalize em todas as regiões.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS