Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020, 10:44 - A | A

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020, 10h:44 - A | A

Milho safrinha

Estiagem pode prejudicar cultivo de milho no Mato Grosso do Sul

Recomendado a produção até a primeira dezena de março

Norton Soares
Capital News

Divulgação/ Portal MS

MS tem recorde na safra de milho

A Embrapa prevê estiagens no meio do ano em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do sul recebe recomendação para que os agricultores da região cultivam milho apenas até o dia 10 de março deste ano. A Aprosoja/MS avalia um risco para a produção tardia do cereal, que pode ser afetado por geadas previstas pela Embrapa, no Estado.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, os preços do milho estão atrativos, podendo chegar R$ 40 a saca ainda nesta segunda safra de 2020. O Mapa avaliou que a produção do cereal deve elevar em todo o país, menos em Mato Grosso do Sul, que deve passar por geadas no meio do ano. Para evitar o risco de perda da colheito do milho safrinha, a instituição recomendam o cultivo sul-mato-grossenses apenas até a primeira dezena de março.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também se pronunciou, afirmando que apesar do atrativo nos preços do cereal aumentar a produção no país, os riscos são muito grande para os produtores sul-mato-grossenses. Luminosidade, temperatura ao longo do dia e vários outros fatores também podem afetar a produção.


Segundo a Aprosoja/MS, os produtores podem aproveitar a soja que está começando a ser colhida, para semear o milho ao longo de todo mês de fevereiro.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS