Mato Grosso do Sul deve atingir 6,1 milhões de toneladas de soja na safra 2013/2014. A estimativa é da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja). O número é 5,2% maior do que o registrado na safra passada, quando o Estado produziu 5,8 milhões de toneladas.
Segundo a Aprosoja, a área dedicada à oleaginosa aumentou 10%, de 2 milhões para 2,2 milhões de hectares, mas a produtividade caiu 5,3%, de 48,6 para 46 sacas por hectare. A entidade estima perda de 300 mil toneladas, devido a problemas climáticos como a seca em dezembro de 2013, que prejudicou a formação de grãos.
Os resultados desta safra são avaliados pela equipe técnica do Rally Safra, que percorre as lavouras de soja em Mato Grosso do Sul para incluir as informações coletadas num relatório com dados da produção de soja em 14 estados do país.
São analisados números de população, de plantas por hectare, perdas na colheita, do peso e da umidade dos grãos, de pragas e doenças, da quantidade de nutrientes disponível, entre outros elementos que ajudam na coleta de informações.