Criadores de cavalo crioulo de todo o Brasil começam a desembarcar em Campo Grande com seus exemplares para participar da 77ª edição da Expogrande. Somos o Estado do Centro-Oeste que mais cresceu na criação da raça Crioula nos últimos anos, 14,6%, chegando a 2,38 mil animais no território sul-mato-grossense.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo, esse crescimento é possível por causa do investimento dos criadores que buscam animais de qualidade para participar das exposições morfológicas que são realizadas no Estado.
Para a o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior, o Mato Grosso do Sul é um mercado importante e estratégico, e o consórcio com as raças bovinas, principalmente o Nelore, vem sendo aprovada pelos criadores. "O Mato Grosso do Sul é um mercado com grande potencial de crescimento da raça Crioula. É um estado que tem uma pecuária extensiva muito forte", destaca.
Quem tiver o interesse de ver o trabalho que os criadores desenvolvem, pode ira nos dias 2 e 3 de maio na 3° Exposição Morfológica Passaporte de Campo Grande, amanhã no Parque Laucídio Coelho, na Expogrande.
Os vencedores se classificam para a grande final da Morfologia que ocorre durante a Expointer, em Esteio/RS, no início de setembro.
LEILÃO
Nesta sexta-feira (1°), acontece o Leilão Raça Crioula Genética Aditiva e Convidados, na Tatersal de Elite da Acrissul, a partir das 20h (horário de Brasília). Vai ofertar 45 lotes entre garanhões, baterias de éguas paridas e prenhas, muitas com sangue da reconhecida e premiada genética Santa Edwiges, cabanha do Rio Grande do Sul que vem conquistando nas últimas décadas prêmios nas competições da raça.