Divulgação/Parada Dez
Paranaíba sedia 53ª Exposição Agropecuária de Paranaíba (Expopar) e a 13ª Expoleite
Teve início na quarta-feira (1º) e vai até 12 de julho, duas feiras de agropecuária no município de Paranaíba, que faz divisa com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A cidade se destaca pela pecuária de corte e de leite, correspondendo a 80% da economia local e sedia 53ª Exposição Agropecuária de Paranaíba (Expopar) e a 13ª Expoleite, no Tatersal do Parque Exposições Daniel Martins Ferreira. As feiras fazem parte da celebração do aniversário de Paranaíba que completou 158 anos no sábado (4). As feiras são promovidas pelo sindicato rural da cidade em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).
Segundo assessoria da Famasul, a programação foi dividida em duas partes. Os primeiros oito dias de evento serão voltados aos produtores rurais, com leilões, julgamentos, torneios e palestras. A segunda parte da programação é festiva, atendendo ao público geral que poderá acompanhar o rodeio e shows. No sábado (4) a cantora Damara abriu a agenda de shows. O cantor Eduardo Costa se apresenta na quinta-feira (9), na sexta-feira (10) é a apresentação da dupla Jads e Jadson. No sábado (11) se apresentam João Bosco e Vinicius, entre outras atrações regionais.
Divulgação/Parada Dez
Paranaíba completou 158 anos e se destaca pela pecuária de corte e de leite, correspondendo a 80% da economia local
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antonio de Amaral, o objetivo é registrar números maiores que a edição de 2014. “No ano passado, cerca de 100 mil pessoas visitaram a feira e mais de 4 mil animais foram comercializados, sendo que, deste total, 205 eram touros reprodutores. A expectativa nesta edição é que consigamos superar o número de público, vendas e animação”, ressalta.
Comprovando a potencialidade do município, os produtores de leite da região poderão participar do Torneio Leiteiro. A competição consiste em ordenhar os animais, seguindo as boas práticas agropecuárias, como a higiene dos equipamentos de ordenha e os cuidados do ordenhador. Vence quem alcançar a maior produção de leite. Uma novidade deste ano é o desfile de cães. Na passarela, 150 animais, de diferentes raças, com beleza e adestramento serão apresentados ao público.
Como já é de tradição, a Expopar homenageia um nome do cenário político e rural do Estado. Nesta edição, o homenageado foi o ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, durante a abertura oficial da feira no sábado (04). Na cerimônia também foi aberta oficialmente a 13ª Expoleite. Até o dia 08 de julho a entrada é gratuita.