Sábado, 26 de Abril de 2008, 12h:20 -
A
|
A
Expoxim: reflexo da melhoria da agropecuária no norte de MS
Da Assessoria (AR)
A região Norte de Mato Grosso do Sul recobra o fôlego e depois de dois anos, volta a realizar a 17ª Expoxim, Exposição Agropecuária de Coxim. O presidente do Sindicato Rural, Aristóteles Ferreira Jr, diz que a feira em Coxim é praticamente a única da região. “Temos uma em Rio Verde, mas faz tempo que ela também não se realiza”. A expectativa é de que 20 mil pessoas visitem o Parque de Exposições.
A abertura aconteceu na última quinta-feira (24) e reuniu a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), a prefeitura de Coxim e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae).
Para o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior, a retomada das exposições agropecuárias mostra o progresso do setor e a melhoria da renda da produtividade. “As exposições agropecuárias sempre mostram as evoluções tecnológicas, antes de reunir os moradores, os produtores rurais participam para saber o que podem fazer em suas propriedades e investir, em maquinários, em novas sementes”, apontou o presidente.
O programa Broto Verde, lançado na abertura da Expoxim, foi destacado pelo presidente do Sindicato Rural. O programa vai atender 40 jovens de 16 a 18 anos da região, durante dois anos. O objetivo é profissionalizar esses jovens para que eles estejam aptos a trabalhar no campo. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura do Município, FAMASUL, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de MS (SENAR-AR/MS) e Sebrae.
A necessidade de apoio do governo do Estado e do Município foi lembrada pelo deputado estadual Junior Mochi. “Nós sabemos da necessidade do apoio do poder público para realizar as exposições agropecuárias”.