A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL analisa a possível importação de gado do Alto Paraguai para abate em pé, anunciada na última terça-feira (26) pelo governador André Puccinelli (PMDB), disse Ademar da Silva Jr..
A reunião marcada para esta quinta-feira (28), na sede da instituição, foi adiada e não tem data definida.A FAMASUL está à disposição para atender pecuaristas da região de Bela Vista e Porto Murtinho, cidades na fronteira entre Brasil e Paraguai, que tenham dúvidas sobre o processo.
Puccinelli disse à imprensa que um grupo, encabeçado pela secretária de produção e turismo, Tereza Cristina Correa da Costa, irá a Assunção (PY) no dia 29 para “definir o que foi ‘apalavrado’” sobre o abate de animais em frigorífico de Porto Murtinho.
Os produtores rurais de MS temem a queda no preço da arroba após entrada de animais do país vizinho. Outra preocupação dos pecuaristas é a saúde do rebanho paraguaio, alvo de desconfiança desde que a febre aftosa atingiu o cone-sul do Estado em 2005.