Nesta segunda-feira (12) a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e a Bolsa Brasileira de Mercadorias lançam oficialmente na Capital o sistema eletrônico de negociação de bovinos para abate. O evento será na Famasul, às 18h30. A iniciativa é da Comissão de Bovinocultura de Corte da Famasul e o projeto está sendo chamado de Venda e Compra Eletrônica de Carne Bovina.
Pela nova maneira de negociar, a boiada será ofertada na Bolsa tal como é realizado com as commodities agrícolas, utilizando-se a intermediação de corretores credenciados. O sistema prevê que, mediante o cadastramento de pecuaristas e frigoríficos, a indústria deposite antecipadamente 90% do valor do lote negociado antes do embarque dos bois em uma conta neutra, gerida pela própria bolsa, ficando o restante do acerto para depois da pesagem dos animais.
A negociação eletrônica busca segurança aos pecuaristas na hora de vender o produto aos frigoríficos, tendo em vista que o gado só será embarcado mediante a garantia do depósito dos valores previamente acertados.
Operação
O novo instrumento de negociação vai operar pela plataforma eletrônica da Bolsa, o BBMNet, oferecendo ao mercado três modalidades de negócios: negociação à vista, registro de balcão à vista e registro de balcão a termo. Os agenciadores serão 420 corretoras filiadas à Bolsa, sendo que ao ofertar seu rebanho na bolsa o pecuarista detalha suas características e estabelece o preço mínimo por arroba.
(Com informações da Famasul)
Por: Ana Maria Assis (www.capitalnews.com.br)