A Federação de Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL orienta os produtores rurais a comprarem gado somente à vista. “Os pecuaristas precisam exigir garantias para a venda desse gado. Hoje, quando se negocia uma casa, um carro, garantias de pagamento são exigidas contratualmente, para que você receba o produto que comercializou. Para o gado é a mesma coisa”, apontou o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior, que junto com as federações de Goiás e Mato Grosso encabeçam a campanha na região Centro-Oeste.
Na terça-feira, dia 26 de maio, o presidente da FAMASUL conversou com as assessorias de comunicação de Goiás e MS e traçou estratégias para mobilizar os pecuaristas nos dois estados e também no Mato Grosso. A campanha deve se iniciar em junho. O presidente da FAMASUL ainda apontou que a campanha também aconselhará os produtores a não vender gado para os frigoríficos que estão em processo de recuperação judicial e que tenham dívidas com os pecuaristas. “É uma forma que o estabelecimento tem de ganhar tempo e não solucionar o problema do credor”.
Em MS tem aproximadamente 21 milhões de cabeças. Em 2008, mais de 290 mil toneladas de carne exportadas o que representou um rendimento de 800 milhões de dólares em exportações de carne em 2008. Hoje, a pecuária em MS gera mais de 50 mil empregos diretos (propriedades) e milhares indiretos.