A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) divulgou nota de repúdio contra a invasão de propriedade rural ocorrida na madrugada da última sexta-feira (21) em Nova Andradina.
O grupo era do Movimento Sem Terra (MST) e de acordo com a Famasul, a ação é um ato de violência que “fere garantias constitucionais elementares. Diferente do que quer parecer, o movimento não se origina de uma legítima reivindicação social. Isso porque, conforme prevê lei nº 8.629/1993, a invasão de propriedade como reivindicação de reforma agrária bloqueia a mesma para o referido fim. A articulação deste grupo expressivo de pessoas reflete um movimento organizado de cunho político e ideológico. A Famasul pede providências imediatas ao poder público para que seja restabelecido o direito de propriedade e com ele preservadas garantias como segurança e integridade a todos os cidadãos brasileiros”, diz o texto.
De acordo com informações do site Nova News cerca de 2 mil trabalhadores rurais sem-terras ocuparam uma fazenda que fica localizada na região de Nova Casa Verde, em Nova Andradina. Os sem-terras reclamam da morosidade por parte do Governo Federal em realizar uma política de reforma agrária. A propriedade rural Saco do Céu possui 5,2 mil hectares e, após vistoria realizada no início de 2014, foi considerada improdutiva pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os donos da terra, que moram em São Paulo, contestaram a vistoria.
jose carlos tomaino 22/08/2015
O INCRA VISTORIOU A PROPRIEDADE DURANTE 12 MESES E EM DEZEMBRO DE 2014 CERIFICOU ATRAVES DO CCIR QUE A PRORIEDADE É "GRANDE PROPRIEDADE PRODUTIVA' PORTANTO ESSA ALEGAÇÃO DE IMPRODUTIVIDADE É UMA MERA ALEGAÇÃO DOS MOVIMENTOS E DE ALGUNS FUNCIONARIOS DO INCRA CONTRARIANDO AS LEIS E O DIREITO A PROPRIEDADE. ESTÃO NA PROPRIEDADE ALEGANDO QUE SÃO DE UM MOVIMENTO PACIFICO,ENTRETANTO "NÃO PERMITEM QUE FUNCIONARIOS EXERÇAM SUAS ATIVIDADES. ESTAMOS EM UM PAÍS SEM RESPEITO ÁS LEIS DURANTE TRINTA E CINCO ANOS TEMOS VENDIDO IMOVES EM SÃO PAULO PARA INVESTIRMOS NESSA PROPRIEDADE ESTAMOS DENTRO DAS LEIS AMBIENTAIS INCLUSIVE COM AREA DE SOLTURA DE ANIMAIS E PASSAROS APREENDIDOS PELA POLICIA A FLORESTAL. O DOCUMENTO CHAMADO CCIR EMITIDO PELO INCRA EM DEZEMBRO DE 2014 DEFINE QUE É UMA GRANDE PROPRIEDADE PRODUTIVA. A INVASÃO É ILEGAL CONTRARIANDO AS LEIS
1 comentários