O programa Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO) Itinerante Agricultura Familiar - Ação estratégica do governo do Estado, por meio da Seprotur (Secretária da Produção e do Turismo) -, mobilizou entre os dias 28 e 29 de maio mais de 130 produtores em Jardim e Bela Vista. A ação conta com o apoio do Ministério da Integração Nacional e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Segundo o Secretário-Executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Seprotur, Carlos Roberto Gonçalves, os trabalhos obtiveram êxito graças à participação efetiva da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do MS (Fetagri), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/MS) e Banco do Brasil, além das prefeituras e câmaras de vereadores locais.
“O FCO é um instrumento de fomento à economia do Estado, e dos recursos disponíveis, 51% são destinados aos pequenos produtores”, e acrescenta “devido ao grande desconhecimento desta linha de crédito é que se criou esta ação itinerante”, afirma Gonçalves.
Jardim
Em Jardim o seminário ocorreu no centro de convenções Oswaldo Fernandes Monteiro e contou com a participação de pequenos produtores rurais e autoridades parceiras como Celso Arruda, da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário (DFDA), José Antônio Roldão, diretor-presidente Agraer, Sérgio Alfredo Rios, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento no Estado (Conab) - órgão colegiado a Seprotur -, e de Miguel Fernandes Honório, superintendente de agronegócios do Banco do Brasil.
Carlos Roberto Gonçalves deu inicio ao seminário abordando as políticas públicas da Seprotur e José Antônio Roldão falou sobre Políticas Públicas para agricultura familiar. Já o representante do Banco do Brasil, Miguel Honório, apontou as linhas de crédito da instituição para pequeno produtor.
“O FCO para pequenos destina-se ao público rural que tenha renda bruta anual de até R$ 300.000,00”, explicou Honório.
Além do FCO, também foram explicados detalhes sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), crédito mais difundido entre os agricultores familiares. A audiência contou com o Gerente de Desenvolvimento Econômico do Banco, Gerson Vargas.
Bela Vista
Com grande interesse da comunidade, que lotou o Cine São José em Bela Vista, produtores e autoridades conheceram e debateram o FCO e demais linhas de crédito voltadas a agricultura familiar. Para o prefeito do município, Chico Maia, o programa Itinerante vem de encontro com a política de desenvolvimento de sua gestão, iniciada há cinco meses. “O pequeno produtor é o nosso foco”, conclui.
Também estiveram na solenidade o ex-prefeito municipal, José Garibaldi; o gerente local do Banco do Brasil, Aldair Almeida; e os secretário-adjunto e Superintendente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Seprotur, respectivamente, Paulo Engel e Jerônimo Chaves.