Este ano a OCB/MS comemora a 7ª Semana do Cooperativismo. A instituição apresenta alguns números sobre os cooperados no Estado, que já contempla 98 cooperativas em vários setores, como: agropecuário, consumo, crédito, educacional, produção, turismo e lazer, infraestrutura, saúde, trabalho e transporte, somando aproximadamente 125 mil cooperados e gera algo em torno de cinco mil funcionários.
Também é apontado que 80% do algodão e mais de 60% da soja e do milho são produzidos por produtores que são cooperados de uma cooperativa agrícola do Estado, cujas cooperativas armazenam e comercializam esses produtos. Por outro lado, praticamente 100% da suinocultura e 25% do leite produzido no Estado são de cooperativas.
A ACI (Aliança Cooperativa Internacional) designou o tema “Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise” para 2013.
O deputado Marcio Monteiro (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Agronegócio e Cooperativismo de Mato Grosso do Sul, falou nesta manhã (4/7) sobre a força da união das pessoas em torno de objetivos comuns. Este ano a comemoração será no dia 6 de julho. O presidente da OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em MS), Celso Regis, também esteve presente na Assembleia Legislativa.
Marcio Monteiro destacou a economia positiva dos cooperados. “Estamos vivendo um emaranhado de muitos conflitos e crises de uma economia centrada no sistema capitalista. Essa situação acabou valorizando ainda mais o cooperativismo, de uma forma mais solidária ao exercer o capitalismo, por isso tenho um apreço e respeito muito grande pelo sistema cooperativista”, explicou o parlamentar.
Para Celso Regis, a crise financeira atual é um exemplo claro do perigo de se valorizar o ganho em curto prazo sobre a viabilidade em longo prazo. “As crises globais que vivenciamos derivam de um modelo de negócio que coloca retorno financeiro à frente da necessidade humana”.
De acordo com a OCB/MS, no Estado a força do cooperativismo é representada com credibilidade em vários setores que movem uma grande fatia da economia.