Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2009, 12:55 - A | A

Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2009, 12h:55 - A | A

Governador e ministro defendem revolução rural

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Superar os contrastes existentes entre a agricultura familiar e a agricultura empresarial e resgatar o extensionismo rural foram duas das ações destacadas pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger como necessárias para promover uma revolução no sistema agropecuário brasileiro, durante a abertura do Showtec 2009, realizada ontem (3) no município de Maracaju.

De acordo com o ministro, o governo federal planeja construir para o país, um modelo de desenvolvimento baseado em oportunidades econômicas e educativas e a região Centro-Oeste seria o lugar ideal para iniciar a construção deste modelo. “O que encontramos nessa região é um dinamismo produtivo muito grande. Acredito que o futuro do Brasil passa pela agricultura, esta região está na vanguarda da agricultura e, portanto, do desenvolvimento nacional “, afirma Mangabeira.

Outras medidas apontadas pelo ministro para o desenvolvimento do setor agropecuário seriam a industrialização do campo; a construção de uma classe média rural forte; a criação de uma política de comercialização dos produtos agrícolas; a implementação de um conjunto de medidas para resguardar a agricultura contra o risco físico e o risco econômico; a democratização dos mercados agrícolas no Brasil; a criação de um projeto de recuperação de áreas degradadas e de incentivos para a produção nacional de fertilizantes.
Durante a abertura do Showtec 2009, o governador André Puccinelli destacou os investimentos que o governo do Estado vem realizando em benefício do setor agropecuário como o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e a estruturação da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) por meio da contratação de 120 profissionais.

“O ministro Mangabeira traz para Mato Grosso do Sul, conceitos para construção de uma política agrícola moderna e acredito que essa política que vai fazer o Estado e o país despontarem para o mundo”, salientou o governador.
A abertura da 13ª edição do Showtec 2009 foi realizada na sede da Fundação MS em Maracaju e contou com a presença do governador André Puccinelli; do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger; da secretária de Estado de

Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias; do diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão; do presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior; dos deputados estaduais Ary Rigo e Reinaldo Azambuja; do prefeito de Maracaju, Celso Vargas; do prefeito de Terenos e presidente da Assomassul, Humberto Pereira; do presidente da Fundação MS, Antônio Schneid, dentre outras autoridades.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS