O governo federal anunciará quinta-feira (12) pacote de medidas para socorrer os suinocultores brasileiros com linhas de crédito e renegociação das dívidas do setor.
De acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB), que participou de reunião na tarde desta terça-feira (10) com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, a proposta é destinar R$ 200 milhões para que os supermercados e frigoríficos façam a compra antecipada de suínos para as festas de final de ano. Também estão previstas as prorrogações das dívidas do setor, estimadas em R$ 800 milhões.
Moka e parlamentares da região Sul foram chamados por Mendes Ribeiro para aperfeiçoar as medidas. "Fomos ouvidos pelo ministro e, na medida do possível, conseguimos melhorar o pacote do governo federal", afirma o senador, presidente em exercício da Comissão de Agricultura do Senado.
O senador comunicou a decisão do governo ao presidnete da Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel. "A notícia foi muito bem recebida pela Famasul, que passaria as informações para as entidades representativas dos produtores no Estado", comentou.
Moka acredita que as medidas deverão atender ao setor, que passa por período delicado em relação à produção e comercialização dos produtos suínos. O pacote será anunciado nesta quinta-feira, quando está prevista manifestação dos suinocultores de todo o país em Brasília.