Segunda-feira, 16 de Junho de 2008, 19h:09 -
A
|
A
Iagro presta contas sobre fiscalização da lei do vazio sanitário da soja
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (JG)
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) apresentou aos produtores, no último dia 13, os resultados obtidos na safra 2007/08 de soja. A apresentação ocorreu durante o 1º Seminário de Avaliação da Ferrugem Asiática, Doenças de Final de Ciclo e de Estratégias de Monitoramento e Controle, realizado no auditório da Famasul. Segundo Glaucy Ortiz, gestora da área de Defesa Sanitária Vegetal, o objetivo maior da Iagro foi prestar contas aos agricultores sobre a ação fiscalizatória da Lei 3.333/2006, que estabeleceu o vazio sanitário (não plantio da soja entre os dias 1º de julho e 30 de setembro).
Entre as diversas atividades da defesa sanitária vegetal está o controle da ferrugem asiática. Ela também fiscaliza agrotóxicos, controla o bicudo do algodoeiro, fiscaliza o trânsito e comércio de citros e monitora o sistema de mitigação de risco da Sigatoka Negra. Ainda é responsável pelo cadastro dos produtores. Em 2007 foram 10.728 cadastros em 58 municípios, o que representou, conforme Glaucy Ortiz, 75% da estimativa do IBGE ( 1 milhão 297 mil e 206 áreas).
A Iagro também fiscaliza a destruição de plantas voluntárias, além do monitoramento, controle e comunicação de ocorrência da doença. “Vamos entrar no segundo ano de aplicação da lei do vazio sanitário. Em 2007 a ação foi mais explicativa e de orientação. Já em 2008 vamos aplicar multas pesadas para aqueles que descumprirem a legislação”, salientou Glaucy Ortiz.
De acordo com a apresentação da Iagro, muitos municípios não apresentaram comunicação de focos. São eles: Alcinópolis, Água Clara, Anastácio, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Brasilândia, Caracol, Cassilândia, Corguinho, Corumbá, Coxim, Eldorado, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Ladário, Mundo Novo, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sonora, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas. (Com Assessoria)