Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Rural Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2009, 16:44 - A | A

Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2009, 16h:44 - A | A

Iagro registra segundo foco de ferrugem asiática da soja em MS

Da Redaçao (TM)

Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) confirmou nesta segunda-feira (5) o segundo foco de ferrugem asiática da soja em Mato Grosso do Sul, no município de Bandeirantes, a 74 quilômetros de Campo Grande.

     O primeiro foco da doença foi registrado em Chapadão do Sul, no dia 22 de dezembro do ano passado. A safra 2008/2009 de soja começou a ser plantada em outubro de 2008, após o fim do período de vazio sanitário. Os produtores que tiveram focos nas propriedades receberam orientações de como atuar nesses casos.

     No sul do Estado, os sojicultores enfrentam situação adversa. A falta de chuvas obrigou alguns produtores a replantarem a cultura, encarecendo ainda mais a produção. No caso de replantio, o surgimento de focos da ferrugem pode resultar em perdas maiores para a cultura e para a economia de Mato Grosso do Sul, fortemente amparada na agricultura.

     “Para quem já esta com a safra em andamento, há duas vantagens: a planta adulta resiste melhor à doença e aos defensivos, e o produtor economiza na utilização de produtos químicos contra as pragas”, informa Glaucy Ortiz, gestora da área de defesa sanitária vegetal da Iagro.

     Os produtores devem ficar alerta, pois atrasos no controle da doença, depois de constatados os sintomas iniciais pode acarretar em redução de produtividade, caso as condições (presença de fungo na região, idade das plantas e condições climáticas favoráveis) favoreçam o progresso da doença.

     Mais informações sobre controle de focos da ferrugem asiática da soja pelo telefone 0800 647 2788.

Fonte: Notícias MS

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS