O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem recursos liberados pelo Ministério dE Educação (MEC) para projeto na área rural.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) central vai distribuir o dinheiro para as administrações regionais começarem o processo de formação de turmas. De acordo com coordenadoria da Prontec no SENAR, Juliana Bonvini, a oferta dos cursos deve começar esta semana e aulas em data determinas pela bases locais.
Com do crédito disponibilizado, as unidades regionais do SENAR desenvolverão os cursos com a demanda local. As capacitações são de Formação Inicial e Continuada e têm no mínimo 160hors. O SENAR ofertará as formações em vários setores, entre eles avicultura, fruticultura, bovinocultura, suinocultura, apicultura, equideocultura, irrigação e operador de máquinas.
Importância da Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um conjunto de ações que visam a ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional brasileira, melhorando as condições de inserção no mundo do trabalho.
É voltado para estudantes e egressos do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos; trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência da renda; pessoas com deficiência; povos indígenas, comunidades quilombolas e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas.