Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Rural Sexta-feira, 27 de Março de 2009, 09:47 - A | A

Sexta-feira, 27 de Março de 2009, 09h:47 - A | A

Incra realiza audiência para aquisição de fazenda para reforma agrária

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Incra promove, nesta sexta-feira (27), audiência pública para discutir a aquisição de mais uma área para reforma agrária em Mato Grosso do Sul. Se for adquirida, a fazenda Matão, com 1.064 hectares, receberá 50 famílias de agricultores de Bandeirantes, município localizado a 75 quilômetros de Campo Grande, tornando-se o primeiro assentamento do Incra na localidade. O evento ocorrerá na sede do Sindicato Rural da cidade, na rua Jacira Honório Lyrio, 1.187, às 14 horas.

A 38 quilômetros da sede de Bandeirantes, a fazenda Matão tem solos com aptidão agrícola e já conta com canalização de água, o que facilita futuras obras de irrigação. Atendendo a exigências legais ambientais, o imóvel apresenta 20% de sua área destinada à reserva legal.

Além do futuro assentamento do Incra, há em Bandeirantes cinco iniciativas de âmbito estadual. São 3.153 hectares com capacidade para 320 famílias, obtidos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e sob coordenação da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Audiências

A audiência desta sexta-feira é a segunda realizada pelo Incra em 2009. A primeira ocorreu em Terenos, onde 200 pessoas aprovaram a aquisição das fazendas Towata, Suenaga e Fugita. Juntos, os imóveis têm 4,6 mil hectares e capacidade para abrigar 250 famílias.

Na próxima quinta-feira, 2 de abril, representantes da autarquia também irão até São Gabriel do Oeste discutir com a comunidade a compra da fazenda Itaqui, de 2,4 mil hectares e capacidade para 140 famílias de beneficiários.

Caso todos os imóveis sejam obtidos, o Incra/MS garantirá terra para 440 das duas mil famílias previstas na meta de assentamento para este ano.

(Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS