Os indígenas terena da área Buriti desocuparam entre a noite de ontem e a madrugada de hoje a fazenda 3R, na região de Sidrolândia. A fazenda foi desocupada após a reunião ocorrida ontem entre os representantes indígenas e representantes da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), onde foi feito um acordo entre os dois representantes, para que as propriedades fossem desocupadas e dessa forma a Famasul ajudaria os indígenas a cobrarem o TRF (Tribunal Regional Federal) sobre as resoluções referentes a demarcações de terras. A Federação se comprometeu em disponibilizar um ônibus para levar os representantes indígenas até São Paulo para pressionar pessoalmente o tribunal.
De acordo com um dos membros do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas, Venício Jorge, a desocupação ocorreu pacificamente na fazenda 3R. “Levamos a decisão até os companheiros e por volta das 11 horas, eles já começaram a sair do local. A mudança foi até 3 horas da manhã.” disse Venício. Referente a segunda propriedade, a fazenda Bacará, Venício informou que também será desocupada assim que for informada das decisões tomadas na reunião.
Os indígenas se reúnem ainda hoje pela manhã com um representante da Famasul , que passará todos os procedimentos para a viagem até São Paulo. Devido ao andamento burocrático, Venício acredita que a viagem possa ser realizada amanhã.
Por Jefferson Gonçalves - Capital News
Veja também: