Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 17 de Abril de 2013, 07:30 - A | A

Quarta-feira, 17 de Abril de 2013, 07h:30 - A | A

Integração lavoura, pecuária e floresta serão abordados na Expogrande

Karla Machado - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Integração Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF) será tema de palestras durante a edição deste ano da Expogrande. O evento está marcado para acontecer nesta quarta-feira (17) com início às 7h30, no Auditório da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul).

O objetivo é aproximar o produtor rural deste sistema de produção mostrando que além de sustentável, esta é uma forma de aproveitar melhor área da propriedade, aprimorando a produção e gerando lucros. A Expogrande é promovida pela Acrissul de 11 a 21 de abril.

No total serão quatro palestras sobre diferentes assuntos relacionados a ILPF. A Fundação MS participa do Dia de Integração ministrando palestras e discussões, trazendo aos produtores rurais informações sobre implantação, manejo e gestão de sistemas de produção integrados na propriedade rural.

“A integração é um processo gradativo e os frutos são colhidos ao longo do tempo. Na região de Maracaju 60% das propriedades agrícola tem alguma integração principalmente lavoura pecuária. Estima-se que em Mato Grosso do Sul haja pelo menos 10 mil hectare com ILPF ou sistema silvipastoris. A integração é presente, futuro e necessidade da agropecuária no MS” afirma o biólogo e pesquisador da Fundação MS, Alex Melotto.

Objeto de estudos da Fundação MS há mais de 15 anos, os sistemas ILPF ajudam o produtor a diversificar a matriz econômica da propriedade, ou seja, a renda não gira em torno de apenas uma cultura. Além disso, os sistemas integrados otimizam a área, contribuem para a melhorar as condições do solo e aumentar a produção.

Durante o ciclo de palestras serão apresentados casos de sucesso, entre eles, o do produtor rural e presidente da Fundação MS Luís Alberto Moraes Novaes, que utiliza o sistema Lavoura-Pecuária e Cana em sua propriedade.

“A diversificação de culturas é uma ferramenta importante para gestão de riscos como: problemas climáticos, mercado, pragas e doenças. Além da vantagem financeira temos a vantagem agronômica onde podemos rotacionar culturas, com isso, vamos mostrar ao produtor a viabilidade da integração e como ele pode diversificar a renda de maneira sustentável”, pontuou Luiz Alberto.

A entrada é gratuita.

Confira a programação:

• 07h30 - Abertura do evento

• 08h – Bases para Integração Lavoura, Pecuária, Floresta: Alex M. Melotto, Fundação MS;

• 08h40 - Manejo de Pastagem em ILPF: Ademir Hugo Zimmer – Embrapa Gado de Corte;

• 09h20 – Café com Prosa;

• 09h50 – Gestão de Propriedade Rural Integrada: Luiz Alberto Moraes Novaes, Fazenda Santo Antônio e Fundação MS;

• 10h30- Irrigação no processo de integração: Valley Valmont

• 11h30 – Roda de debate

• 12h – Almoço e Degustação de Carnes de Bezerros 3R

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS