Famasul
Força-tarefa inédita no Pantanal visa auxiliar a recuperação de 500 propriedades rurais atingidas pelo fogo
O Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, lançou o programa “SuperAção Pantanal”, na segunda-feira (16), para apoiar e recuperar propriedades rurais afetadas pelos incêndios no bioma do Pantanal. O programa visa reduzir os impactos produtivos e oferecer alternativas para mitigar os prejuízos enfrentados pelos produtores da região. A iniciativa busca orientar os produtores sobre ações a curto, médio e longo prazo, para minimizar os efeitos dos incêndios e promover a recuperação da produção agrícola e pecuária.
Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul, destacou a importância do Pantanal para a economia do estado e enfatizou que a ação é fundamental para o desenvolvimento econômico regional. A Famasul identificou que mais de 500 propriedades no Pantanal foram atingidas entre junho e 10 de agosto de 2024. Para enfrentar o desafio, cerca de 20 técnicos de campo serão mobilizados para visitar as propriedades afetadas e propor soluções de recuperação, com uma atuação prevista para os próximos 60 dias.
Um dos primeiros técnicos a chegar à região é Daniel Comiran Dallasta, que já encontrou cercas e pastos destruídos em Aquidauana. A força-tarefa da Famasul será responsável pelo mapeamento e diagnóstico das propriedades, enquanto o Senar/MS fornecerá recomendações práticas e assistência técnica presencial, incluindo orientações sobre combate a incêndios e brigadas, além do programa Viva Pantanal.
O nome “SuperAção Pantanal” foi inspirado pela “SuperAção Rio Grande do Sul” da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que enviou cerca de 300 técnicos ao estado gaúcho para ajudar os produtores rurais afetados por enchentes. Esta nova iniciativa busca replicar esse sucesso, trazendo suporte e soluções práticas para os desafios enfrentados pelos pantaneiros.