Considerado o maior pólo regional de produção de soja, o município de Dourados, sedia o lançamento nacional do plantio da safra 2014/2015, com a participação do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.
O evento realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja MS, Aprosoja Brasil, Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e Canal Rural, acontecerá no Sindicato Rural de Dourados, às 9h desta quarta-feira (24). Além da abertura oficial da safra, haverá programação técnica voltada aos produtores rurais, profissionais ligados ao setor e estudantes, no dia 25.
Com 146 mil hectares destinados à produção de soja, Dourados faz divisa com municípios de alto potencial produtivo como Itaporã e o maior produtor de grãos do Estado, Maracaju. Além das universidades, o município é privilegiado por ter instalada a Embrapa Agropecuária Oeste e por receber atividades e pesquisas desenvolvidas pelas Fundações de pesquisa do Estado, que alavancam a produção agrícola estadual.
De acordo com dados da Aprosoja/MS a expectativa é que a produção de soja aumente em torno de 5% neste ciclo, passando de 2,1 milhões de hectares para 2,2 milhões.
Além do ministro, Neri Geller, está confirmada a presença do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, do presidente da Famasul, Eduardo Riedel e do presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, afirma que os produtores rurais devem aproveitar a oportunidade para troca de informações e para apresentar a pujança da região. “Há potencialidades na produção desta região que precisa ser apresentada ao ministro. O evento será uma oportunidade de troca de experiências entre produtores, de enriquecimento técnico e de ouvir os planos do Governo Federal para o futuro do agronegócio”, destacou Zeuli.
No dia 25 serão apresentadas palestras técnicas aos produtores rurais e estudantes do setor com painéis envolvendo orientações para o controle de pragas e estratégias de mercado da soja e do milho. Os primeiros resultados da pesquisa sobre o controle da lagarta Helicoverpa também serão divulgados, com suporte dos responsáveis: Fundação MS, Fundação Chapadão, Embrapa, com apoio da Aprosoja/MS e Seprotur.
Ministro Neri Geller participa do evento
Foto: Divulgação/Famasul