Os leilões de gado à distância estão em alta em Mato Grosso do Sul. Esta modalidade comercial oferece comodidade aos pecuarista e economia aos leiloeiros.
Há agropecuários que preferem a comodidade de seu lar, sentado na sala de sua residência assistindo os leilões na TV dando lances por telefone.
Para, o pecuarista Silvio Roberto de 52 anos, os leilões virtuais oferecem mais comodidade. "É muito mais fácil estar em casa ou no escritório e dar os lances do que no ir ao recinto de leilão. Pois não preciso parar tudo que estou fazendo, e só vejo os animais que realmente me interessam", explica.
Os Leilões Virtuais são feitos antes de irem ao ar. Não são ao vivo. "São filmados nas propriedades rurais por lotes e depois editados, o pisteiro eletrônico fica passando os lances", explica o Diretor de Jornalismo do Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), Jorge Zaidan.
"Os leilões presenciais são mais caros que os virtuais, pois oferecem o buffet para pecuaristas, tem o custo com o recinto, com o frete de animais e também com outros custou administrativos", acrescenta.
Porém, há quem prefira ir aos leilões, para se socializar e rever velhos amigos. "Eu não consigo acompanhar os leilões pela TV, me atrapalho na hora de ligar para dar o lance. Ainda bem que as telefonistas me ajudam bastante. Já quando vou ao recinto aproveito para sair de casa e rever os antigos amigos", conta o pecuarista Tadeu Leonel.