Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 03 de Abril de 2020, 16:14 - A | A

Sexta-feira, 03 de Abril de 2020, 16h:14 - A | A

Defesa vegetal

Mapa registra defensivos para combater ácaros e nematoides

Também foram registrados defensivos agrícolas genéricos

Elaine Silva
Capital News

iStock/Mapa

Mapa registra defensivos para combater ácaros e nematoides

Publicação foi saiu nesta sexta no DOU

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou nesta sexta-feira (3) o registro de dois defensivos biológicos inéditos. Ato n° 26, publicado no Diário Oficial da União, também traz o registro de outros 44 defensivos agrícolas genéricos, sendo que 17 utilizam agentes de controle biológico na sua formulação, contribuindo para o aumento da sustentabilidade da agricultura nacional. Em todo o ano passado, foram registrados 40 produtos biológicos.

 

Conforme o Mapa um dos produtos é à base de extrato de alho, que poderá ser usado para o controle de nematoides (pragas de solo que atacam as raízes das plantas), e o outro é o registro de Amblysuius tamatavensis, um ácaro que controla a mosca-branca, praga que ataca a batata, tomate e feijão entre outras culturas.

 

Já o registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência. A maioria dos ingredientes ativos presentes nos defensivos agrícolas registrados hoje têm uso registrado nos Estados Unidos, na Austrália e em países da Europa. Os produtos que tiveram o registro publicado hoje foram analisados e aprovados pelo Ministério da Agricultura, pelo Ibama e pela Anvisa, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

 

Objetivo é estimular o uso de produtos biológicos na agricultura orgânica e convencional, aumentando o número de produtos registrados contendo microrganismos já presentes na natureza. Oito desses produtos registrados hoje poderão ser utilizados em sistemas de cultivos orgânicos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS