Aos poucos a pecuária do Pantanal tornou-se uma atividade empresarial baseada na oferta do produto de qualidade. Para atender ainda mais as tendências de mercado, os produtores rurais vêm buscando novas alternativas para disponibilizar a demanda aliada à conservação do bioma. E a fim de facilitar ainda mais a entrada de reprodutores puros para melhorar a qualidade do rebanho pantaneiro, é que a Consultoria PEC2 e Taquari Leilões realizam o Mercadão de Touros, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2012 na Fazenda Corixão, próxima ao município de Rio Verde do Mato Grosso (MS).
O Mercadão vai ofertar 400 touros da raça nelore selecionados e aprovados para uso no Pantanal, através de um sistema de transação comercial inovador em que o vendedor e comprador se encontrem e negociem com maior segurança e credibilidade. Este projeto pioneiro conta com o apoio de instituições como o Banco do Brasil e a Embrapa, oferecendo aos participantes do evento conhecimento através das palestras.
O pesquisador em produção animal da Embrapa Pantanal, Urbano Abreu, vai abordar a importância da utilização de touros melhoradores para o aumento da renda da pecuária pantaneira. "Falarei da importância para todo o sistema de produção de utilizar touros de valor genético comprovado e também dos produtores pantaneiros cada vez mais entrarem em programas de melhoramento genético animal, pois além da melhoria genética do rebanho, os programas induzem os produtores a melhorar diferentes fatores da fazenda, como as aspectos sanitários e nutricionais", afirma Urbano.
O pesquisador vai relatar a experiência da Embrapa na implantação do núcleo de seleção Nelore no Pantanal, que iniciou em 2004. "Atualmente todo o rebanho de cria da fazenda Nhumirim [campo experimental da Embrapa Pantanal, localizada no Pantanal da Nhecolândia em Corumbá/MS] encontra-se em processo de controle pela ABCZ, e também para o desenvolvimento da atividade as vacas todas são manejadas por meio de IATF com resultados muito satisfatórios", explica.
A expectativa do pesquisador é de que no futuro também a Embrapa possa comercializar os touros produzidos na Fazenda Nhumirim no Mercadão de Touros, tornando a pecuária desenvolvida na região mais competitiva e colaborando para a adequação do manejo nutricional, reprodutivo, sanitário e tornar o gerenciamento da propriedade ainda mais eficiente e sustentável economicamente.
"É fundamental o apoio de todos setores do negócio pecuário para que um dos mais importantes sistemas de produção de bovinos de nosso país , que é o Pantanal, possa receber melhorias expressivas em sua genética , proporcionando a oferta de animais de qualidades crescentes e acima de tudo com ganhos produtividade e melhores oportunidades econômicas e financeiras com o objetivo de manter este homem como um dos mais importantes elos para a preservação da rica vida da flora e fauna pantaneira", salienta o o Médico Veterinário Mário Luiz Pompeo, titular da Consultoria PEC2. (Fonte: Rural Centro)
Serviço: Mercadão de Touros do Corixão 2012 - Dias 12, 13 e 14 de setembro
Fazenda Corixão, Rio Verde do Mato Grosso/MS
Faça aqui seu contato para participar do Mercadão de Touros