Campo Grande 00:00:00 Domingo, 12 de Janeiro de 2025


Rural Terça-feira, 11 de Agosto de 2009, 16:13 - A | A

Terça-feira, 11 de Agosto de 2009, 16h:13 - A | A

MS avalia soluções para identificação de bovídeos

Alessandro Perin - (www.capitalnews.com.br)

Determinado a formatar uma solução tecnológica para a identificação do rebanho de bovídeos, o Governo do Estado, por meio de um Grupo Consultivo ligado a Câmara Setorial da Bovino e Bubalinocultura, iniciou nesta terça-feira (11) as discussões para definição do projeto. A primeira reunião técnica avaliou propostas de algumas instituições e empresas que possuem soluções para a identificação e/ou rastreabilidade animal. A agenda aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur).

Criado para definir a ‘solução’ a ser seguida pelo governo estadual, no encontro de hoje o Grupo Consultivo conheceu as propostas da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul) e da Embrapa, e de outras três empresas que atuam na área de tecnologia para identificação animal.O coordenador da Câmara, Alexandre Scaff Raffi, explicou que o grupo de trabalho foi formalizado semana passada (dia 4) durante reunião da Câmara Setorial. Ainda segundo ele, o grupo é formado por representantes da cadeia e foi criado com o intuito de envolver todo o setor para participar da construção de um sistema que virá a beneficiar a cadeia, “pois seremos o primeiro Estado a implantar um programa de identificação para abranger um rebanho tão significativo”.

Na reunião da semana passada o secretário Adjunto da Seprotur, Paulo Engel, explicou que o governo vem recebendo constantes empresas com propostas relativas ao projeto que o Estado pretende implantar. “Caberá ao Grupo Consultivo, através da Câmara, conhecer e analisar as propostas e destas tirar uma ferramenta auditável, simples, confiável e adequada à realidade da pecuária de corte estadual”, explica Engel sobre as diretrizes do novo sistema de identificação e rastreabilidade animal que está sendo construído pelo governo de Mato Grosso do Sul.Ficou definido pela Câmara Setorial que o Grupo de Estudo irá se reunir semanalmente. Sendo assim, os trabalhos terão continuidade na próxima semana em agenda que deve acontecer na Seprotur. (Com informações da assessoria de imprensa)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS