Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prestou reconhecimentos a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul (Iagro), por seus serviços de inspeção e fiscalização de insumos pecuários. Conforme a Portaria nº 328, publicada no Diário Oficial, MS obteve desempenhos equivalentes ao do Sistema Brasileiro de Inspeção e Fiscalização de Insumos Pecuários (Sisbi-PEC).
Por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), o SISB-PEC tem o intuito de padronizar e harmonizar procedimentos de inspeção e fiscalização de insumos pecuários, o sistema visa garantir a qualidade dos insumos utilizados na pecuária brasileira.
A partir da adesão do Estado ao SISB-PEC e do reconhecimento de equivalência, o serviço em MS será melhorado e ampliará a capacidade de fiscalização do comércio de produtos veterinários e materiais genéticos de animais domésticos. Segundo a assessoria, a iniciativa beneficia os pecuaristas e contribui na manutenção dos produtos ofertados no comércio.
Conforme a Iagro, o reconhecimento é resultado do trabalho conjunto realizado pelo corpo técnico da Agência em parceria com equipes dos Departamentos de Suporte e Normas e de Saúde Animal, além da interação com a Divisão de Defesa Agropecuária, na Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul.
Titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro), Jaime Verruck destaca que o reconhecimento viabiliza a concessão do SISBI e amplia a comercialização em todo Brasil. “O SISBI foi um importante mecanismo criado pelo Ministério e que vem para ampliar os horizontes das empresas que já possuem o sistema de inspeção estadual, dando mais segurança alimentar e competitividade aos produtos sul-mato-grossenses”, explicou. De acordo com a assessoria, a medida amplia a competitividade dos insumos pecuários e assegura os processos produtivos de produtos de origem animal.