Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025


Rural Quinta-feira, 17 de Abril de 2008, 08:17 - A | A

Quinta-feira, 17 de Abril de 2008, 08h:17 - A | A

MS recebe Congresso Internacional da Carne em 2009

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Capital sul-mato-grossense sediará em outubro do próximo ano o Congresso Internacional da Carne – OPIC (IMS Regional Meat Conference). Embora com data ainda a definir, esta é a primeira vez que o Estado recebe um evento desse porte, momento ímpar, pois essa é a primeira oportunidade, posterior a retomada do status sanitário, que a pecuária estadual tem para mostrar a excelência de seu principal produto: a carne bovina.

Segundo a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), que recebeu a informação ontem (15) por telefone – diretamente de Paris – do Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte, Sebastião Costa Guedes, “a notícia engrandece o Estado, pois reconhece o esforço da nossa equipe, das lideranças e dos produtores nas ações desenvolvidas nos últimos anos. Este é mais um motivo para trabalharmos pela retomada do status internacional”, garante.

O pleito é uma conquista da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) e do Sindicato Rural de Campo Grande, que juntos a outras entidades do setor vinham articulando a possibilidade de realizar no município o Congresso Mundial da Carne, evento similar, porém de maior porte. “Esse congresso atinge toda cadeia da carne, em se tratando de indústria e produção rural. Será uma oportunidade de mostrar ao mundo e aos consumidores internacionais que a nossa carne, dentro e fora da porteira, atende aos padrões requeridos pelos consumidores dos diversos países importadores ”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro.

O evento

A OPIC é a Organização Permanente Internacional da Carne, também conhecida como International Meat Secretariat (IMS), e tem sua sede em Paris. No Brasil são membros associados às Associações Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Produtoras e Exportadoras de Frangos (Abef), de Carne Suína (ABIPECS), e as Confederações Nacionais da Agricultura (CNA) e da Pecuária de Corte (CNPC). Atualmente, Sebastião Costa Guedes é o vice-presidente da Organização.

Fundada há 34 anos, trata-se de uma organização internacional sem fins lucrativos, que representa e trabalha para a carne e para a indústria pecuária em escala global, promovendo e desenvolvendo todos os aspectos de suas atividades. É um fórum especialmente desenvolvido para análise e consideração de todos os temas relacionados ao segmento. Seus membros estão entre as maiores organizações do mercado, líderes da indústria da carne e da pecuária em seus respectivos países.

O Congresso Mundial da Carne é realizado pela OPIC a cada dois anos, sendo que o último aconteceu em abril de 2006, na cidade australiana de Brisbanea. Os próximos ocorrerão esse ano na África do Sul e em 2010, na Argentina. Nos anos intercalados ou ímpares, a OPIC realiza os Congressos Internacionais. Em 2005 a Europa foi o continente eleito e Roma a cidade escolhida. Ano passado o Brasil – São Paulo/SP – sediou o evento representando as Américas.

Mato Grosso do Sul pleiteava, exatamente, a edição de 2012 do Congresso Mundial, contudo, com a confirmação do Estado para sediar a modalidade internacional em 2009 – norma da OPIC pré-estabelece um rodízio de continentes onde os dois eventos se intercalam – entidades ligadas à pecuária estadual já articulam a possibilidade de realizar a edição de 2016.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS